arquitetura de Oscar Niemeyer​

Oscar Niemeyer,Niemeyer,arquiteto,brasilia

 
"Defendo uma arquitetura diferente. Acho que a arquitetura não basta servir bem ao homem. Ela tem que ser bonita e, para ser bonita, tem que ser diferente, tem que criar 
surpresa. De modo que adotei um trabalho que é uma invenção."​



"​Minha profissão é boa, cheia de surpresas. Quero fazer uma arquitetura diferente. Não quero que a arquitetura seja apenas útil. Tem que ser bonita. E se tem que ser bonita, tem que criar surpresas. O princípio da obra de arte é a surpresa. Importante é o sujeito se espantar com o que está vendo, com o novo, a novidade. De modo que a coisa caminha assim." 



"Quando o sujeito copia uma coisa minha eu acho que ele é gentil, ele gostou daquilo."



"Não é o ângulo reto que me atrai. Nem a linha reta, dura, inflexível criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu país. No curso sinuoso dos sentidos, nas nuvens do céu. No corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo."

 

Oscar Niemeyer,Niemeyer,arquiteto

A ousadia de um gênio tem o poder de mudar a arte e a magia de transformar o mundo. Oscar Niemeyer foi ousado, criativo e mágico; pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado. Seu poder permanecerá por muito tempo, e a arquitetura, a partir de então, nunca será a mesma. As formas sinuosas de sua arquitetura educam e influenciam os novos profissionais, e assim a imortalidade do mestre se estabelece.  


 

O banco Oscar nasceu das boas memórias de uma infância vivida nos fins dos anos 50 e nos primeiros de 60, das músicas mansas de Tom Jobim, dos veraneios no litoral paulista, e, principalmente, da visita a Brasília. Naquela época a cidade ainda brotava no Planalto Central, e nesta paisagem ampla e silenciosa as edificações de Oscar destacavam-se como uma exposição de grandes esculturas em campo aberto. Recebidas a um só folego pelos olhos infantis, as obras de Oscar ensinaram o desenhar. Todo o monumental, enigmático e lúdico desta vivência edificou forças criativas, e, com muita honra, o Banco Oscar deixa-se influenciar por este mestre da arquitetura modernista.

qualquer semelhança

é mera influência

as grandes curvas da arquitetura de Oscar